Mapa-Mundi Mãe Terra
Mapas da CartoArte que representam a nossa Mãe Terra nas projeções de Robinson, Winkel Tripel e Spilhaus!
Seu tamanho é A4!
Este é o nosso primeiro conjunto de mapas do nosso planeta. É um mapa sem fronteiras, representado com suas coberturas mais predominantes.
No entanto, a proposta do mapa veio mesmo no sentido de conscientização. Nossos mapas do mundo se chamam Mãe Terra e com isso nós te convidamos a olhar o planeta que os nossos mapas representa de um modo diferente, principalmente em um momento histórico onde o olhar de cuidado ao planeta é reduzido à uma ótica de mercado.
Por isso, parafraseamos Kaká Werá, em um trecho retirado de uma palestra de 2014, explicando a forma ancestral de como ver a nossa mãe e do quanto isso é necessário atualmente:
[...] a terra é uma grande mãe, a terra é uma entidade viva, uma inteligência, uma consciência, não é simplesmente uma metáfora, uma força de expressão. [...] É a terra que se estende através dos ecossistemas, da natureza, do ambiente; tudo isso é um corpo vivo dessa grande mãe. E ela é verdadeiramente a nossa mãe. E não é a mãe do Guarani, a mãe do Tapuia, a mãe do Kamaiurá, ela é a mãe de toda a vida que floresce sobre a terra. Então, quando nós dizemos: somos filhos da terra, é por isso que, depois, fica difícil dizer a terra é nossa, não é? Então, essa relação de propriedade com a sua mãe é uma coisa muito incongruente. Mas esse primeiro princípio de dizer que a terra é nossa mãe, mãe de todo ser vivente, também tem alguns compromissos e algumas responsabilidades. Quais são o compromisso e a responsabilidade que o filho tem com uma mãe? Quais são o compromisso e a responsabilidade que a mãe tem com o filho? […] E a gente sabe que a mãe, o que a mãe mais adora, o que a mãe mais reverencia, é justamente a arte do cuidado. E nós sabemos o que está subentendido nessa arte do cuidado, principalmente numa casa como essa, num templo como esse.